sábado, 3 de janeiro de 2015

EBOLA ainda não acabou




O vírus do ébola voltou à Europa, Reino Unido, onde uma enfermeira chegada da Serra Leoa foi diagnosticada positivamente e isolada num hospital de Glasgow.


O governo da Escócia informou que a enfermeira chegou da Serra Leoa na noite de domingo num voo da companhia British Airways, que aterrou no aeroporto de Heathrow, em Londres. Desembarcada por volta das 23h30 locais, deu entrada no hospital na manhã de segunda-feira após sentir-se mal e foi colocada em isolamento às 07h50.         
Segundo as autoridades responsáveis, o facto que o vírus tenha sido diagnosticado “num estágio muito precoce da doença” significa que o risco de que outra pessoa tenha sido contaminada é “considerado como muito baixo”, informou o primeiro-ministro escocês Nicola Sturgeon durante a conferência de imprensa.      
Alisdair MacConachie, responsável pelo Sistema Nacional de Saúde Pública da região de Glasgow, disse que a paciente não apresentou, até ao momento, “sintomas clínicos preocupantes”.      Segundo as autoridades sanitárias, a enfermeira não teve contacto com ninguém desde o seu regresso a Glasgow. Por precaução, todos os passageiros que estavam nos aviões em que a enfermeira viajou estão a ser contactados.      
A enfermeira vai ser transferida “assim que possível” para uma unidade especializada do Royal Free Hospital, em Londres, disse ainda o governo escocês.     Foi neste mesmo hospital que o enfermeiro voluntário britânico William Pooley, também contaminado com ébola na Serra Leoa, esteve hospitalizado.        
Após dez dias de tratamento, William Pooley, que recebeu o diagnóstico ainda em África, deixou o hospital completamente curado.       
Segundo o balanço divulgado pela OMS, o número de mortes por ébola na África Ocidental aumentou para 7.842 em 20.081 casos registados nos três países mais afectados: Serra Leoa, Libéria e Guiné Conacri.

Sem comentários:

Enviar um comentário