Cidade Velha foi declarada oficialmente, Capital Cabo-verdiana da Cultura 2015, numa cerimónia na Sé Catedral e que será co-presidida pelo primeiro-ministro, José Maria Neves, e pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.
Segundo a autarquia de Ribeira Grande de Santiago, o ministro da Cultura, Mário Lúcio Sousa, estará também presente no acto na Sé Catedral da Cidade Velha, numa gala denominada “Uma Noite na Catedral”.
Nesta mesma cerimónia, a Comissão Nacional para a Capital Cabo-verdiana da Cultura é empossada, sendo que a edilidade já disse esperar uma “ampla campanha” para consciencializar a população na defesa do concelho e o envolvimento de outros municípios na promoção da cultura.
Entretanto, no Dia dos Heróis Nacionais, 20 de Janeiro, no Largo do Pelourinho, terá lugar a alvorada com Banda Militar Hino Nacional com a Banda Militar, pelas 07:00 e as 10:00 a missa de São Sebastião.
Às 19:30 é inaugurada a iluminação dos monumentos, nomeadamente a Fortaleza, a Catedral e o Pelourinho, que será precedida pela actuação de artistas locais, entre eles, da Escola secundária do Salineiro e o grupo de batucadeiras da Cidade Velha que está marcada para as 15:00.
É pela nomeação da Cidade Velha como Capital Cabo-verdiana da Cultura que este ano as festas de Nhu Santu Nomi, celebradas no dia 31 de Janeiro, mas que têm as actividades a decorrer desde início do mês, de acordo com a responsável do pelouro da Cultura de Ribeira Grande de Santiago, Adelaide Barreto, tem um enquadramento especial.
A Cidade Velha, Património Mundial da Humanidade desde 2009, foi eleita Capital Cabo-verdiana da Cultura para o ano de 2015, no Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, 18 de Outubro de 2014, seguindo assim a ilha da Brava.
Sem comentários:
Enviar um comentário